São várias as lendas e os mistérios que rondam acerca da vila de Caminha, nomeadamente, da origem do seu nome. Uma das hipóteses sugeridas para o nome Caminha é esta ser a cabeça do Minho, Caput Minii; derivar do nome de um fidalgo galego, Caminio; Cambinha, que significa praia pequena; Caminia ou Camina, que significa grande floresta sombria.
Apesar de todas estas hipóteses, há, ainda, uma lenda bastante curiosa, recolhida por Arlindo de Sousa. Essa lenda conta que, certo dia, andando Jesus Cristo e S. Pedro a passear pela zona da foz do Minho, avistaram, do cimo de um monte, a localidade junto à foz do referido rio. Pedro terá então perguntado a Cristo que terra era aquela, ao que este lhe terá respondido:
“Caminha Pedro, caminha que é uma terra de ladrões!”. Daí o nome Caminha.
Pode haver algo de verdadeiro nesta história, pois as terras de fronteira eram difíceis de povoar em épocas em que as guerras eram quase permanentes e Caminha juntava a tudo isto, o facto de ficar na foz de um rio, o que duplicava o perigo, pois os ataques de piratas eram uma constante.
Não é por isso de admirar que alguns Forais prometessem o perdão das penas a alguns perseguidos pela justiça, levando muitos, para conseguir o perdão das penas, a ir viver para essas terras.
Teria sido este o caso de Caminha que recebeu Foral em 1284, passado por D. Dinis por necessitar de povoar tão estratégico local.
Fonte do texto: http://www.nortept.com/lendas.aspx?concelho=CaminhaFonte da imagem: http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=caminha
Sem comentários:
Enviar um comentário